Barcelona, capital administrativa da Catalunia, Espanha, é uma cidade reconhecida pela seus iniciativas em urbanismo e planejamento de transportes.

O plano de mobilidade de Barcelona, lançado em 2013 e em vigor até 2018, prevê a criação de superquadras.

As Superquadras, visam reduzir a circulação de veículos motorizados e incentivar os modos ativos (bicicleta e caminhada), criando espaços mais humanizados e promovendo redução de acidentes e melhoria na qualidade de vida.

A proposta agrupa 9 quadras da cidade em uma única superquadra (400 x 400 metros), onde são implementadas medidas como a criação de calçadas com 2,5 metros de largura, garantindo acesso para pessoas com deficiência. Além disso o projeto eliminou alguns estacionamentos da superfície, reduziu o limite de velocidade para 10 km/h, e desviou o fluxo de veículos para as bordas, liberando o centro para pedestres e ciclistas. No interior da superquadra, os únicos veículos permitidos são os de emergência, os dos moradores e os de carga.

A imagem abaixo ilustra o conceito:

Plano de Mobilidade Urbana de Barcelona: Conceito das Superquadras (centro)


A primeira superquadra foi inaugurada em setembro de 2016, com um custo de cerca de 55 mil euros, e o conceito está sendo replicado em outras regiões.

Com estas e outras medidas do plano de mobilidade o poder público visa aumentar a porcentagem de deslocamentos a pé, que em 2011 representavam cerca de 32%, em 10% e por meio de bicicletas, que em 2011 representava apenas 1,5%, em 67%.

Elaborar um plano de mobilidade pertinente é essencial para promover a melhoria na qualidade da mobilidade urbana das cidades, prova disso é o trabalho de planejamento urbano que Barcelona desenvolve a anos.

Para saber mais sobre projetos de planejamento urbano, leia nossos outros post, ou entre em contato com nossa equipe!

Fonte: Inspirado em archdaily
Conheça os nossos serviços relacionados à mobilidade urbana
Clique Aqui
Conheça os nossos serviços relacionados à mobilidade urbana
Clique Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *