O município de Barra Velha localiza-se no litoral de Santa Catarina, e apesar de contar com menos de 30 mil habitantes, durante o verão suas belas praias atraem milhares de turistas, movimentando a economia local que se baseia no setor de serviços e na pesca.

Entre Barra Velha e sua vizinha ao Norte, Araquari, encontra-se a foz do rio Itapocu, e suas águas formam lagoas que segregam as áreas urbanizadas das praias. Originalmente passando por um caminho tortuoso, o rio Itapocu finalmente alcançava o mar na localidade indicada na imagem de satélite de 2005.

Foz do rio Itapocu em Barra Velha/SC

Fonte: adaptado, Google Earth.

Com o objetivo de melhorar a navegabilidade do rio, evitar transbordamentos durante as cheias e facilitar seu acesso ao mar, favorecendo a pesca local, a Prefeitura Municipal de Barra Velha elaborou um projeto para modificar a foz do rio Itapocu abrindo e fixando a barra através da construção de dois molhes – estruturas compostas por rochas de diversas granulometrias. A estrutura construída até o momento pode ser vista nas imagens de satélite.

  • 2005.08.13
  • 04/07/2011
  • 17/10/2012
  • 29/04/2013
  • 17/09/2015
  • 20/04/2016
  • 10/06/2016

Fonte: adaptado, Google Earth.

A respeito dessa obra, discutiram-se quais seriam seus impactos sobre o ambiente, como seriam afetadas as espécies de peixes do rio, a vegetação local, a qualidade da água e a sedimentação na barra, além dos efeitos dos resíduos gerados no canteiro de obras e outros impactos sobre a população local, fazendo-se necessário o acompanhamento e monitoramento da área durante e após a construção dos molhes.

O molhe Norte encontra-se finalizado, e, com a retomada da construção do molhe Sul neste ano, a Genos será encarregada de elaborar e colocar em prática planos de monitoramento da região verificando as mudanças em cada um dos aspectos mencionados, seja por meio da fiscalização do local, realização de medições de parâmetros diversos, e também através de ações para a conscientização das pessoas, para que esta obra tão aguardada pelos habitantes de Barra Velha seja concluída sem que ocorram impactos negativos à biosfera.

Conheça os nossos serviços de licenciamento ambiental e outros relacionados
Clique Aqui
Conheça os nossos serviços de licenciamento ambiental e outros relacionados
Clique Aqui