A cidade de Groningen, localizada ao norte da Holanda, é uma referência internacional em mobilidade urbana.

Com pouco mais de 200 mil habitantes, Groningen é considerada como “a capital de ciclismo” do país, sendo que cerca de 61% de todas as viagens na cidade são realizadas através do uso de bicicletas.

Essa mudança de mentalidade remonta a década de 70, quando as cidades holandesas começaram a ser dominadas por carros e as realidades locais foram alteradas. A tendência era realizar reformas em vizinhanças antigas que pudessem dar espaço ao deslocamento de veículos para o centro.

No caso de Groningen, o caminho almejado era diferente. Max Van den Berg, um político local, surgiu com uma proposta revolucionária e que seria definitiva para a configuração atual da cidade: o “Plano de Circulação de Tráfego” (Traffic Circulation Plan). A princípio, houve muita resistência em relação as suas ideias, principalmente por parte das gerações mais antigas, contudo o Plano foi aprovado e colocado em prática.

Sua principal ideia consistia em dividir a área central da cidade em quatro quadrantes, proibindo os motoristas de cruzar seções. Esta condição implica em sair da região central e dar a volta no anel exterior a esta área para poder chegar a outro quadrante.

Groningen: referência holandesa em mobilidade

Essa medida se mostrou extremamente eficaz para tornar o centro da cidade um ambiente mais agradável e atrativo para os modais ativos de transporte (pedestres e bicicletas). Viagens que de carro demoravam 12 minutos poderiam ser realizadas, através do uso da bicicleta, em somente 2 minutos.

Portanto, além de diminuir o tempo de viagem, o Plano permitiu descongestionar as áreas centrais de um grande fluxo de veículos, promovendo segurança e conforto para àqueles que optavam por formas alternativas de deslocamento na cidade.

Confiram o vídeo abaixo, que mostra um pouco sobre a dinâmica de mobilidade na cidade de Groningen.


Referências: https://www.theguardian.com/cities/2015/jul/29/how-groningen-invented-a-cycling-template-for-cities-all-over-the-world#img-1

Conheça os nossos serviços relacionados à mobilidade urbana
Clique Aqui
Conheça os nossos serviços relacionados à mobilidade urbana
Clique Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *