A ISO 14001, que orienta a elaboração de um sistema de gestão ambiental, possui agora uma nova versão - atualizada em 2015 - com algumas mudanças (veja aqui).

Vale lembrar que se você já possui a ISO na versão anterior (2004), o tempo limite de transição para a ISO 14001:2015 é de 3 anos a partir da data de publicação desta; ou seja, a partir de 2018, os certificados da versão de 2004 perderão sua validade, conforme ilustrado a seguir.

ISO 1400

Mas para você que ainda não possui a certificação e gostaria de obter, veja abaixo o passo a passo para a elaboração e obtenção do certificado.

1-Corpo técnico especializado:

Primeiramente, após a decisão de obter a certificação, é essencial que hajam pessoas especializadas e que saibam elaborar e conduzir as etapas que compõe o sistema de gestão ambiental.

Essa demanda pode ser suprida de três formas: setor ambiental responsável na própria empresa; capacitação e treinamento de pessoas (também da própria empresa) ou contratação de mão de obra externa especializada, tais como consultorias.

2-Comitê de discussão da empresa:

Aliado à existência de um grupo de pessoas especializadas, é essencial que haja a criação de um comitê de diferentes áreas da empresa, que apoiara e dará suporte na elaboração e implantação do Sistema de Gestão Ambiental.

3-Elaboração do Sistema de Gestão Ambiental:

Agora é mão na massa!

Baseando-se nos requisitos mínimos definidos na norma ABNT NBR ISSO 14001:2015 o corpo técnico e o comitê tem que elaborar o Sistema de Gestão Ambiental. Isto envolve definir uma política ambiental, identificar aspectos e impactos ambientais, requisitos legais, e definição de procedimentos para a operação e melhoria continua do sistema.

4-Certificação:

Após a elaboração e o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma, deve-se entrar em contato com um órgão certificador, que seja acreditado pelo INMETRO, para que a empresa possa obter a certificação.

Pronto! Seguindo esse passo a passo básico, você pode obter a sua certificação ISO 14:001 e tornar sua empresa mais competitiva no mercado!

Precisa de auxílio para o corpo técnico especializado? Fale conosco!

Conheça o nosso serviço de adequação de empresas às leis ambientais
Clique Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *