Não é de hoje que os empreendimentos possuem dificuldades na obtenção de licença ambiental em suas instalações, ampliações e operações de suas atividades. O licenciamento ambiental é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, o qual estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente.

Esse instrumento é de grande importância para avaliação dos possíveis impactos ambientais em que o empreendimento pode causar, tais como: capacidade em gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.

Há diversas exigências técnicas em que o órgão ambiental responsável pode estabelecer para a emissão de todas as licenças ambientais (Licença Prévia (LP), ou Licença de Instalação (LI) ou Licença de Operação (LO)). No entanto, dentre estas exigências, o descuido com os riscos durante o armazenamendo dos produtos químicos é um dos mais comuns.

Contenção de vazamentos líquidos

Portanto, uma das ações em que os emprendimentos estão desenvolvendo para a redução de riscos é a utilização de kits de proteção ambiental (KPA). Esses kits foram desenvolvidos para a finalidade de contenção e remoção de derrames de líquidos nocivos ao meio ambiente. Um dos itens contidos são os materiais absorventes, os quais possuem alta capacidade de absorção de produtos químicos e de óleos. Porém, vale ressaltar que os kits são geralmente eficientes para respostas à derramamentos de pequeno e médio porte, necessitando-se de ações adicionais para casos de grandes vazamentos.

Para cada cenário de vazamento, deve-se abordar de acordo com um Procedimento Operacional Padrão (POP) estabelecido ao empreendimento. Na hora do procedimento, com relação à proteção individual do trabalhador ao manusear dispositivos ou produtos que ameacem a sua segurança e saúde no trabalho, é fundamental a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como: luvas, óculos, calçados e avental de proteção. Desta forma, minimiza-se os riscos tanto para os trabalhadores quanto ao meio ambiente

Quer saber mais sobre como controlar os vazamentos líquidos? Fale com a gente!

Conheça os nossos serviços de licenciamento ambiental e outros relacionados
Clique Aqui
Conheça os nossos serviços de licenciamento ambiental e outros relacionados
Clique Aqui